sábado, 6 de outubro de 2012

Proteja seus Maiores Tesouros: Filhos

Oi queridas!
Não sei se a maioria das leitoras tem filhos, imagino que sim. Quem ainda tem crianças como eu, ou netinhos, conhece aquela sensação cada vez mais comum nos dias de hoje, de desconfiança em relação a outros adultos, de medo que algo ruim ou que algum abuso possa acontecer com nossos filhotes. Infelizmente, isso é mais comum do que podemos imaginar, e precisamos ter os olhos abertos e ensinar as crianças a ficarem "espertas" com situações de perigo iminente ou sutil.
Achei um site hoje e resolvi tirar o tempo de traduzir as dicas pras mamães. Gente, não gosto de fazer terror, mas você sabia que existem redes de escravidão infantil e pedofilia muito bem organizadas por aí? E eles dificilmente parecem loucos, ou estranhos. Eles cativam seus filhos, e muitas vezes, se aproximam dos pais também pra checar oportunidades e criar confiança. Abra os olhos! E treine seus filhos:

1. Lembre seus filhos de que adultos confiáveis não pedem ajuda a crianças (tipo, pedir informações, ajuda para carregar coisas...).

2. NUNCA deixe seus filhos pequenos sem supervisão, nem por um minuto.

3. Substitua a palavra "estranho" por malandro, espertalhão: Não é a aparência da pessoa que a torna perigosa, mas o que dizem e o que querem fazer com a criança que faz dela perigosa ou ardilosa.

4. Uma pessoa perigosa pode ser qualquer uma, que você conheça bem, conheça um pouco, ou não conheça nada: o carteiro, o porteiro, um amigo. QUALQUER pessoa que tente fazer a criança quebrar as regras de segurança da família ou que machuque seu corpo não é legal. 

5.Ouça seu filho. Se ele não quiser ficar perto de uma babá, parente, amigo, NÃO FORCE! Ele pode estar percebendo aquele "sinal vermelho" que você ainda não percebeu.

6. Pratique estratégias de segurança com seus filhos. Pergunte o que fariam se se perdessem no shopping,  como reagiriam se alguém lhes pedisse ajuda ou informações.

7. Nunca escreva o nome de seus filhos na parte visível de pertences como mochilas ou jaquetas.

8. Crianças maiores ou adolescentes deveriam usar o " Buddy System" em qualquer lugar e sempre que  necessário ( sistema no qual um grupo ou dupla se torna responsável mutuamente uns pelos outros, mantendo contato visual seguro, e tomando as atitudes necessárias como ligar para o responsável, ajudar, socorrer em caso de necessidade).

9. Estabeleça uma regra inegociável na família: SEM SEGREDOS ENTRE NÓS, ESPECIALMENTE SE ELES ENVOLVEM OUTROS ADULTOS!

10. Deixe que as crianças desenvolvam sua própria maneira de demonstrar afeição por outras pessoas. Não os force a beijar ou abraçar contra a vontade.

11. Gaste tempo com seus filhos. Crianças carentes de atenção são vítimas vulneráveis da malandragem de predadores.

12. Seja voluntário na escola ou em atividades que seus filhos desenvolvem. Conheça as pessoas com quem seus filhos interagem.

13. Desenvolva boa habilidade de comunicação com seus filhos, pra que se sintam confiantes em procurá-lo sempre que algo os incomodar. 

14. Ensine técnicas de segurança de maneira amorosa e tranquila. Táticas assustadoras amedrontam as crianças e são desnecessárias.

15. A sensação de "Oh-Oh": confie nos seus instintos e deixe que seus filhos saibam que devem confiar no deles também, quando a sensação de "acho que isso não é legal" aparecer.

Outra dica: Perdeu-se no shopping ou mercado? Quem você procura pra ajudar? A primeira mãe com crianças que estiver ao alcance de sua visão! ( Achei ótima! - mães com filhos são pessoas que mais provavelmente serão confiáveis).

Beijos, e conversem muito com seus pitocos. Eles precisam de nossa super- proteção!
Fonte: http://safelyeverafter.com/flags.html

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Mutchas gracias!! Que bueno que te gusta el blog!
      Beijos!

      Excluir
  2. OLÁ LINDA, EXCELENTE POSTAGEM, COMPARTILHEI NO FACE E NO G+, ISSO CONTRIBUI PARA QUE ESTEJAMOS MAIS ATENTOS AOS NOSSOS PEQUENOS.
    SHEILA, NÃO ACHEI O SELO, PODE ME ENVIAR O LINK PELO E-MAIL :lilianarralm@gmail.com
    beijo,
    Lílian

    ResponderExcluir

Vou ficar muito feliz se você comentar! Sua participação me inspira!